fbpx


O luto faz surgir um jeito diferente de amar

Com a partida de alguém muito amado, a pessoa enlutada vive um dilema: a pessoa que se foi é causa de felicidade e tristeza ao mesmo tempo.

Isso porque a morte não apaga os momentos felizes vividos juntos, cuja lembrança ainda é capaz de despertar a alegria. No entanto, junto das memórias de afeto, vem a saudade, a nostalgia e também a tristeza.

Atravessar o luto acaba exigindo uma reelaboração da relação interrompida pela partida do ente querido, um processo de desapego, que dá espaço para o florescimento de um novo tipo de amor: que honra a memória e celebra a beleza da vida.

O luto traz uma avalanche de emoções que não deve ser contida

O luto pode fazer emergir os mais diversos sentimentos: tristeza, raiva, revolta, alívio, culpa, medo, impotência, ansiedade… Emoções que não queremos sentir e por isso mesmo, podemos tentar reprimir.

No entanto, não é saudável negar que o luto é um processo doloroso e admitir isso é o primeiro passo para iniciar a superação. Expressar suas emoções é fundamental para assimilar a realidade da perda e descobrir novos sentidos, novas possibilidades.

Por isso, é importante não negar o sofrimento e saber pedir ajuda, procurar as pessoas realmente disponíveis emocionalmente para compartilhar o que está sentindo.

Entenda que os seus sentimentos são legítimos e merecem ser respeitados e acolhidos.

Criar espaço de luto é valorizar a vida!

Entendo a sua dor, sei que precisa vivenciar esse momento e, por isso, estamos preparamos esse ebook para você. Clique na imagem e baixe agora.

Clique e baixe gratuitamente.




Posts relacionados



 

Quanto custa um funeral? Como garantir uma última despedida digna? Leia e saiba mais.

Você já pensou como sua família ficaria caso acontecesse um luto hoje? Preparamos um artigo completo, onde explicamos com todo o cuidado e respeito, quais são os serviços que permeiam o luto e qual o impacto econômico e burocrático que isso pode acarretar para a família.

Leia mais
 

Comunicado aos familiares enlutados nesse período de pandemia de Coronavírus

O momento é de incertezas e nós da Paxdomini, cuidadosamente orientamos algumas práticas para os velórios nesta pandemia por Coronavírus.

Leia mais
 

O desafio do luto: “é hora de virar caçador de sentimentos”

O conceito de luto envolve todos os processos inerentes às perdas: término de relações amorosas, perda de emprego, perdas de animais de estimação… Então por que falamos tão pouco sobre?

Leia mais

Conheça as emocionantes histórias dos nossos associados

< >

Matriz: Rua P-16 esq. c/ P-17, n° 593, Setor dos Funcionários - Goiânia.