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Idosos em casa – Entenda como evitar a depressão nesta pandemia

Já estamos há quase 5 meses de pandemia. Neste caso, diante do avanço do novo coronavírus (Covid-19) pelo Brasil e pelo mundo, os grupos de risco determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) — idosos, portadores de doenças crônicas, como diabetes e pressão alta, indivíduos em tratamento contra o câncer ou com a imunidade comprometida — precisam ampliar a cautela, reforçando a adoção de medidas de higiene e isolamento social.

Porém, sabemos que o isolamento não é nada fácil, principalmente para os idosos, por isso, listamos algumas opções de atividades que podem ser praticadas dentro da própria residência.

Conheça agora as 5 principais atividades que os idosos poderão praticar para assim, evitar problemas como a depressão durante o período de isolamento.

Vamos lá?

Para facilitar a sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma:

  • Porque o isolamento é necessário para os idosos? Eles realmente fazem parte do grupo de risco?
  • 5 principais atividades que os idosos poderão praticar durante a quarentena
  • 1.Artesanato e Pintura
  • 2. Leitura
  • 3. Atividades Físicas
  • 4. Jogos
  • 5. Aprender e conhecer novas tecnologias
  • Conclusão

Porque o isolamento é necessário para os idosos? Eles realmente fazem parte do grupo de risco?

Sim, os idosos fazem parte do grupo de risco, ou seja, as pessoas que estão mais propensas a terem complicações decorrentes do coronavírus. Por isso, é fundamental tomar alguns cuidados para evitar a contaminação.

Neste caso, primeiramente, é preciso evitar aglomerações e isso se refere não apenas aos idosos, mas às pessoas em geral, pois como são facilmente afetados pelo vírus, basta que pessoas no seu entorno se contaminem para que elas se tornem um grande risco para os mais velhos.

Por isso, o indicado é que todos (crianças, jovens, adultos e idosos) tomem todos os cuidados de higiene e distanciamento social.

Já no caso dos idosos, essa recomendação é ainda mais importante.

Durante as visitas, por exemplo, é fundamental que não haja contato físico, como abraços e beijos.

Além disso, todos devem lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos e passar álcool em gel, sendo essas as maneiras mais eficientes de evitar o contágio.

Infelizmente, a determinação de isolamento, principalmente para os idosos, pode acarretar uma série de problemas como depressão e ansiedade.

Neste caso, para ajudar as pessoas que deverão ficar em isolamento, principalmente os idosos, separamos uma lista com as 5 principais atividades que os idosos poderão praticar para assim, evitar problemas como a depressão durante o período de isolamento.

Conheça agora:

5 principais atividades que os idosos poderão praticar durante a quarentena

1- Artesanato e Pintura

Com diferentes estilos e técnicas, o artesanato e a pintura ganham uma função terapêutica, para além de uma atividade para geração de renda, por exemplo.

Tais atividades são ótimas opções para passar o tempo em casa de forma relaxante e saudável.

Muitos especialistas afirmam que a prática ajuda no tratamento de pessoas com doenças como depressão, síndrome do pânico e ansiedade.

Ou seja, estas são atividades consideradas ideais para os idosos que, devido ao fato de estarem no grupo de risco, precisam ficar em isolamento. E existem vários vídeos no youtube ensinando as mais variadas técnicas!

2- Leitura

Uma outra atividade também indicada para os idosos neste período de isolamento é a leitura.

Isso porque a leitura é uma atividade que aguça a imaginação e mantém a mente ativa.

Neste caso, além de prevenir a perda de memória e a capacidade de concentração, os livros também são ótimas opções para passar o tempo.

3- Atividades Físicas

Aqui é importante frisar que não podemos confundir ficar em casa com sedentarismo, uma vez que esse hábito não contribui em nada para a saúde.

Alguns exercícios são muito recomendados neste momento e podem ser praticados com cuidado dentro do lar.

Por exemplo, temos os exercícios respiratórios que melhoram o fluxo de oxigênio para todo o organismo aumentando a capacidade ventilatória do pulmão.

Neste caso, para realizá-lo, o idoso se deve sentar em uma posição confortável, fechar os olhos, colocar a mão sobre a barriga e concentrar-se na respiração.

O idoso deve inspirar pelo nariz e procurar movimentar o abdômen – e não o tórax – ao fazê-lo.

Depois, deve reter o ar por dois segundos e em seguida expirar lentamente pela boca.

Saiba que este simples exercício pode melhorar e muito a saúde mental dos idosos neste momento tão complicado.

4- Jogos

Os jogos podem ser comparados com fazer terapia!

Muitas pessoas que sofrem de ansiedade ou depressão conseguem geralmente encontram em alguns jogos a maneira de se socializar, que pode ser feito de uma maneira virtual, e sair de seus problemas.

Os jogos também são ótimas distrações para passar o tempo. Por isso, é que são tão indicados neste momento.

Um ótimo exemplo é o jogo de quebra-cabeças que, além de ser uma forma de entretenimento, também estimula o raciocínio e a concentração. 

Além disso, outras atividades também podem ser realizadas, como o jogo da memória e outros de tabuleiro que exercitam a mente.

Também existem aplicativos de jogos de memória e de tabuleiro que podem ser bem lúdicos para os idosos.

5- Aprender e conhecer novas tecnologias

Este é o momento ideal para os idosos compreenderem as tecnologias e assim, estreitaram a familiaridade com os recursos tecnológicos a fim de manter seus vínculos sociais e familiares.

E sim, neste momento pode ser que os idosos precisem da ajuda de um neto ou, de alguém que tenha a iniciativa de ensinar a eles, por exemplo, fazer uma vídeo-chamada.

Os idosos, neste momento, também podem utilizar as redes sociais para criarem grupos de interesses e compartilhar o que sabem.

No momento não é possível criar um grupo físico, mas nada impede que isso seja feito no WhatsApp. Não é mesmo?

Os idosos podem aproveitar este momento para trocar receitas, afinidades, e tudo mais o que gostam na vida.

Conclusão

E aí? O que achou do artigo?

Neste artigo você conheceu as melhores dicas de atividades para idosos para que, desta forma, elas possam manter a sua saúde mental durante este período de quarentena.

E como você pode perceber durante a leitura do artigo, os cuidados devem ser redobrados quando o assunto é coronavírus em idosos, uma vez que eles fazem parte do grupo de risco da doença.

Neste caso, por serem mais vulneráveis a ela, precisam seguir ao máximo as recomendações de proteção, mantendo o isolamento e evitando contaminação.

Para finalizar, não podemos esquecer também da importância dos esforços de toda a população para evitar a proliferação do vírus e, assim, proteger os mais velhos, sendo imprescindível seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde do Brasil.

Assim, teremos mais chances de pararmos o alastramento da doença e, aos poucos, promover a diminuição da pandemia.

Aproveite, curta e compartilhe a sua opinião conosco!

Dúvidas, críticas ou elogios deixem nos comentários.

Até a próxima!

Fontes

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/03/12/coronavirus-para-evitar-contaminacao-jovem-deve-parar-de-visitar-idoso.htm
Coronavírus em idosos: por que é importante redobrar os cuidados?
https://www.em.com.br/app/noticia/bem-viver/2020/04/05/interna_bem_viver,1135454/coronavirus-e-atividade-fisica-idosos-devem-se-movimentar-mesmo-em-is.shtml
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-52116270
https://www.boavontade.com/pt/dia-dia/covid-19-5-atividades-que-os-idosos-podem-praticar-sem-sair-de-casa
https://forbes.com.br/colunas/2020/03/7-dicas-para-idosos-cuidarem-da-saude-mental-durante-a-quarentena/https://www.bbc.com/portuguese/geral-52105706




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