fbpx


Autoconhecimento: Um caminho necessário para o sucesso e uma vida plena

Este artigo faz parte de um ciclo de conteúdos sobre nossas vivências profissionais, nesta empresa que é referência para o segmento funerário em todo o País, a Paxdomini. Neste momento, em que tantos trabalhadores brasileiros buscam recolocação profissional, acreditamos que podemos apoiar e encorajar nossos clientes e seguidores a se desenvolverem e ampliarem sua visão sobre si e o mercado. O CUIDADO aqui na Paxdomini começa em Viver Plenamente. Leia e deixe seu comentário!

Artigo escrito por Flávia Rocha, Coordenadora de RH na Paxdomini.

Se alguém te perguntasse o quanto você se conhece, o que responderia?

Meu nome é Flávia, sou coordenadora de Recursos humanos aqui na Paxdomini e uma das áreas em que atuo é a de desenvolvimento de pessoas. Dentro da minha experiência profissional, cheguei a duas conclusões, que para auxiliar o outro no seu processo de desenvolvimento, preciso primeiro me conhecer e depois, ajudá-lo a se conhecer.

O autoconhecimento nos permite ter consciência de quem somos, é saber o que precisamos melhorar ou potencializar, reconhecer nossos pontos fortes e vulnerabilidades.

A forma como lidamos com as situações e emoções diz muito mais a nosso respeito, do que a respeito do outro e isso impacta diretamente na forma como nos relacionamos com as pessoas e com o mundo ao nosso redor e isso consequentemente impacta na nossa sensação de felicidade.

Porque aplicar o autoconhecimento na minha vida profissional e como começar esse processo

Conhecer a nós mesmos é uma das habilidades mais importantes para o nosso crescimento e desenvolvimento em todas as áreas das nossas vidas: Emocional, familiar, profissional e todas elas estão interligadas.

Uma maneira de começar o processo do autoconhecimento é fazer reflexões, análises dos próprios pensamentos e ações. Isso requer responder de forma sincera, questionamentos a respeito de si e reconhecer atitudes que te impem de alcançar seus objetivos. Além de também ser necessário aprender a ouvir, interpretar sinais e feedbacks de terceiros.

Dentro do aspecto profissional, pense nas seguintes perguntas:

  • Sou feliz na minha profissão?
  • Me identifico com a empresa que trabalho?
  • Onde quero estar na minha carreira daqui a um ano?
  • O que mais tenho valorizado, remuneração ou satisfação?
  • No meu momento atual, eu trabalharia numa empresa com uma cultura totalmente humanizada e ao mesmo tempo inovadora?

Na Paxdomini, por exemplo, temos diversos cargos, nas áreas de vendas, administrativo, marketing, atendimento funerário e claro que cada função exige conhecimentos e perfis comportamentais específicos, mas o que há em comum em todos eles, é que se tenha um forte propósito de cuidado, empatia e ao mesmo tempo facilidade em lidar com mudanças.

E agora, pensando neste exemplo, proponho que faça a reflexão: seu propósito de vida pessoal e profissional estão alinhados?

Quando falamos de propósito, falamos sobre aquilo que nos motiva, move e inspira, é o que nos anima a levantar diariamente para trabalhar e só nós mesmos somos capazes de nos darmos essa resposta.

E a partir destas avaliações, é possível fazer ajustes e melhorias para se tornar melhor, independentemente da área que deseja maior satisfação e por fim, traçar pequenas metas até que se chegue a um determinado objetivo, seja para evolução ou até mesmo transformação, da sua vida pessoal ou profissional.

Como desenvolver o autoconhecimento?

Então para alcançar o sucesso, o autoconhecimento é um caminho necessário a ser trilhado e é uma longa jornada a qual as vezes não conseguimos e nem precisamos trilhar sozinhos, por isso testes de personalidade, meditações, terapia, solicitar feedbacks, ter um mentor profissional, também podem ser boas estratégias para ajudar nesse processo que é contínuo, já que estamos em constante mudança.

Segue abaixo alguns testes que utilizo, ou já utilizei aqui na Paxdomini e que indico:

Não importa qual é o objetivo, todo crescimento parte de um incômodo ou desejo interno de evoluir, não tenha medo e boa sorte nessa jornada!!!





Posts relacionados



 

Idosos em casa – Entenda como evitar a depressão nesta pandemia

Leia dicas de atividades para idosos para que, desta forma, elas possam manter a sua saúde mental durante este período de pandemia.

Leia mais
 

Mudança de Cultura: por que mesmo quando é necessário, ainda se tem tanto receio?

Mudar é sempre muito impactante, mesmo se for uma mudança “pequena”. E mesmo quando necessário, por que causa tanto medo? Leia e saiba mais.

Leia mais
 

Pandemia e Saúde mental: 3 dicas para cuidar de si neste período

A nossa situação atual demanda cuidados. Veja como cuidar da sua saúde mental na pandemia

Leia mais

Conheça as emocionantes histórias dos nossos associados

< >

Matriz: Rua P-16 esq. c/ P-17, n° 593, Setor dos Funcionários - Goiânia.